ESTRUTURAS DE AÇO

TENSÕES EM LIGAÇÕES PARAFUSADAS #0045

Existem diferentes graus de rigidezes em ligações parafusadas de vigas metálicas que podem ser feitas apenas pela alma, ou conectar alma e mesas.

Cada configuração promove diferente distribuição de tensões na viga, e consequentemente, uma alteração na deflexão. Quanto mais rígida for a ligação, menor será a deflexão da viga, entretanto estruturas mais rígidas são onerosas, e demandam mais serviços.

Quando uma viga flete, solicita os parafusos que cisalhando transferem as tensões para as paredes das bordas dos furos. Nos gráficos de tensões da imagem é possível observar o início do progresso de tensões para cada tipo de conexão.

Primeiramente os parafusos de extremidade serão mais solicitados com bordas tracionadas e comprimidas, e os intermediários estarão com reserva de resistência. Após a plastificação dos furos das extremidades, ocorre uma redistribuição das tensões e os intermediários são solicitados, e também plastificam. Neste momento a hipótese de distribuição uniforme das tensões é válida, com todas ligações parafusadas trabalhando com tensões no patamar de escoamento.

 

Daniel Ferraz

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.