CONCRETO PROTENDIDO

LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO #0040

O engenheiro deve ter a capacidade de entender o comportamento estrutural das obras que ele se depara, principalmente em obras de infraestrutura que possuem geometrias e características especiais.

Estive em um terminal de ônibus em Jabaquara, São Paulo, e decidi analisar melhor a estrutura, em uma análise de modelagem estrutural BIM.

Trata-se de uma cobertura em uma grelha de concreto armado. Esta concepção permitiu reduzir as tensões de tração máxima para 0,8 kN/cm², devido a flexão do balanço de 4 metros da estrutura. Os vãos são de aproximados 8 metros entre colunas.

A carga axial máxima nas colunas foi de aproximadamente 170 toneladas.

É uma estrutura de grande rigidez à flexão, o que reduziu a deformação máxima do balanço. A máxima deformação observada foi de 8,5 mm na ponta da laje em balanço (ver imagem).

Existe um apelo arquitetônico envolvido nesta grelha de vigas, que a torna bela e também bastante rígida à qualquer esforço.

A combinação de esforços prevê as ações permanentes e sobrecargas acidentais, incluindo ventos. A ação permanente de peso próprio mostra predominância, dada a robustez do sistema.

Daniel Ferraz

Quem sou…



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Trens Tipo – Carregamentos em Pontes e Viadutos #0048
CONTINUE LENDO
COMO FUNCIONA O CONCRETO PROTENDIDO? #0047
CONTINUE LENDO
DILATAÇÃO TÉRMICA EM PONTES E VIADUTOS # 0039
CONTINUE LENDO
REFORÇOS ATIVOS DE PROTENSÃO EXTERNA EM PONTES #0025
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.