ESTRUTURAS DE AÇO

ENRIJECEDORES EM BASES DE POSTES TUBULARES

Hoje observei um poste após um impacto de um veículo. Logo fui analisar a deformação na chapa de base.

As fotos que eu tirei mostram algumas coisas bem didáticas. Primeiro que os chumbadores foram bastante competentes com as tensões de tração, devido a flexão (até mesmo flexo-torção se o impacto atingir a parte superior do poste), que promoveriam o arrancamento destes elementos.

Segundo, a importância de enrijecer a base. Percebam que ocorreu uma plastificação na chapa de base. A não existência dos enrijecedores permitiriam uma tensão na ligação coluna-base, que poderia atingir o limite de ruptura do aço (fu), consequentemente rompendo a ligação e podendo ferir pedestres.

A utilização de enrijecedores nas ligações de placas de bases tem como função auxiliar na distribuição do carregamento atuante, aumentando a área de contato entre o pilar e a placa de base. Neste caso, cumpriu bem a sua função.

Importante salientar que, os enrijecedores aumentarão a tensão nas paredes dos tubos, e a análise em paredes muitos delgadas devem ser feitas.

Sobre a deformação da chapa de base, esta é a vantagem do aço: Rupturas dúcteis que só acontecem após um grande quadro de plastificação.

Daniel Ferraz

https://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz/

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Nunca faça colunas treliçadas assim..
CONTINUE LENDO
Elementos comprimidos Tubulares x Perfis W
CONTINUE LENDO
Como calcular rapidamente Vigas Tubulares
CONTINUE LENDO
Curso de Modelagem e Análise de Passarela Metálica – Gratuito
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.