ESTRUTURAS DE AÇO

RESISTÊNCIA DO AÇO ESTRUTURAL EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO #0036

Se a edificação não se enquadrar nas isenções normativas, haverá necessidade de verificação da resistência ao fogo dos elementos.

Esta resistência é definida em um tempo TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo). Os tempos são preestabelecidos entre 30 e 120 minutos, com intervalos de 30 minutos, em função da altura da edificação, da área do pavimento, da ocupação do edifício, das medidas de proteção ativa disponíveis.

Estes fatores estão descritos na ABNT NBR 14432 (Exigência de resistência ao fogo de elementos de construção de edificações – Procedimento). Métodos analíticos simplificados e recomendações são descritos na ABNT NBR 14323 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios em situação de incêndio).

Adotando uma curva de incêndio-padrão onde temos o aumento da temperatura em função do tempo, determinamos por meio de correlações a temperatura do perfil. Sabendo a temperatura do perfil podemos estimar a magnitude da perda de resistência.

Quando o elemento não passa na verificação, adotamos medidas de proteção passiva como argamassa projetada ou tinta intumescente e refazemos os cálculos.

Daniel Ferraz

https://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz/



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.