ESTRUTURAS DE AÇO

EMENDAS DE COLUNAS #0031

EMENDA DE COLUNAS

Fiquei feliz ao receber o e-mail de um colega dos EUA. Ele estava dimensionando uma Splice plates ou emenda de coluna por talas.

Com intuito de colaborar mostrando o dimensionamento de acordo com a NBR8800:2008, fiz um dimensionamento análogo ao problema dele, mostrando o caminho das pedras.

Ao dimensionar uma ligação deste tipo devemos considerar que, se deslocamentos devem ser evitados, esta ligação será por atrito e não por contato.

A protensão dos parafusos é tal que, a pressão entre a tala e o perfil ligado, garantirá a resistência mínima para que ocorra a transferência do carregamento sem o contato do fuste do parafuso com a parede do furo. O atrito entre as chapas garante a transferência da carga.

Desta forma, o parafuso não sofre tensão cisalhante por não ser ele o mecanismo de transferência do carregamento. Ele trabalha estritamente tracionado. Esta é uma verificação de Estado Limite de Serviço ELS, o impedimento do deslocamento, usando os esforços característicos.

Mas pode ocorrer, em Estados Limites Últimos ELU, o deslocamento e a solicitação do parafuso à cisalhamento. Por isso a verificação da força de cisalhamento resistente é necessária.

A área da seção transversal total das talas deve ser sempre maior ou igual à área do perfil ligado.

Os parafusos sempre são de alta resistência.

 

 

Daniel Ferraz

http://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.