CONCRETO ARMADO

MURO DE FLEXÃO #0026

Os muros de flexão são utilizados com razoável economia até altura da ordem de 6 m.

Para aumentar sua rigidez podem ser introduzidos contrafortes quando as solicitações são elevadas.

Geralmente são aplicados em aterros ou reaterros, pois necessitam de peso extra. O muro de flexão conta com uma laje de fundo e outra vertical.  São estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão. A laje da base apresenta, em geral, largura entre 50 e 70% da altura do muro.

São usualmente executados em concreto armado, com ou sem contrafortes. Se necessário podem empregar vigas de enrijecimento, no caso de maiores alturas. Também podem ser ancorados na base com tirantes ou chumbadores.

São mais leves que os muros de arrimo por gravidade. Sua geometria característica compensa seu menor peso: o fato de ter uma forma de “T” ou “L” invertido, faz com que o peso do próprio terreno auxilie na obtenção da força de atrito, que combate o deslizamento e impede o seu tombamento.

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
E SE EU COLOCAR MUITO AÇO? #0035
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.