CONCRETO PROTENDIDO

REFORÇOS ATIVOS DE PROTENSÃO EXTERNA EM PONTES #0025

“Faz-se presente o reforço em uma estrutura quando existe a necessidade de aumentar a sua capacidade resistente ou para corrigir possíveis falhas que fazem supor que a capacidade de carga prevista inicialmente diminuiu” [VALENZUELA SAAVEDRA, M.A., 2010].

Os reforços ativos introduzem na estrutura ações ou deformações que modificam o estado de tensão, favorecendo o comportamento resistente. A protensão externa é um reforço ativo.

Os reforços passivos partem de uma condição neutra e entram em carga à medida que a estrutura original vai solicitando-o. Por exemplo chapas metálicas, perfis ou fibras de carbono.

O modal viário sofreu alteração em seu volume e intensidade de cargas nas últimas décadas. Por isso grande parte de nossas pontes e viadutos possuem patologias sérias, muitas atingindo os Estados Limites Últimos e colapsando.

Quando as fissuras, segregações de concreto com exposição e corrosão de armadura, carbonatação e outras patologias progridem, intervenções para garantir a integridade estrutural da obra são necessárias.

O reforço ativo com protensão externa é uma solução de excelente viabilidade técnica.

Daniel Ferraz

http://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Trens Tipo – Carregamentos em Pontes e Viadutos #0048
CONTINUE LENDO
COMO FUNCIONA O CONCRETO PROTENDIDO? #0047
CONTINUE LENDO
LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO #0040
CONTINUE LENDO
DILATAÇÃO TÉRMICA EM PONTES E VIADUTOS # 0039
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.