CONCRETO PROTENDIDO

MESA COLABORANTE EM TABULEIROS PRÉ-MOLDADOS #0023

Na prática, com uso de planilhas e softwares fazemos a análises de diversas etapas de construção de uma obra de vigas protendidas, tais como: viga em execução, viga lançada, viga lançada com todos elementos permanentes e estrutura em operação.

Quando executamos a laje, antes da cura do concreto ela está totalmente apoiada nas vigas, sem se submeter à tensões por não possuir rigidez ainda. Após a cura ela ajuda como mesa colaborante monolítica à viga, combatendo as tensões das ações acidentais e permanentes secundárias.

Na etapa de operação viária a viga e a laje formam uma estrutura monolítica, que possui uma rigidez maior que a viga sozinha. A largura colaborante da mesa é determinada de acordo com os critérios da NBR 6118:2014 item 14.6.2.1.

Ou seja, as propriedades geométricas da seção transversal da viga sozinha ganham um reforço considerável, que aumenta a sua inércia e módulos de resistência.

Legal né? E você pensando que é só a viga que aguenta desaforo.

Juntos somos mais fortes na prática!

 

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Trens Tipo – Carregamentos em Pontes e Viadutos #0048
CONTINUE LENDO
COMO FUNCIONA O CONCRETO PROTENDIDO? #0047
CONTINUE LENDO
LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO #0040
CONTINUE LENDO
DILATAÇÃO TÉRMICA EM PONTES E VIADUTOS # 0039
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.