CONCRETO PROTENDIDO

TREM TIPO RODOVIÁRIO #0014

Para os que não sabem ou não lembram, trem-tipo é o conjunto do carregamento móvel a ser aplicado à estrutura em sua posição mais desfavorável, para cada seção de cálculo e combinação de carregamento. Os trens tipos compõem-se de compressores, caminhões e multidão.

A multidão representa o tráfego de veículos de pequeno porte que pode acompanhar a passagem do caminhão e/ou do compressor. A multidão é constituída por carga uniformemente distribuída.

A norma que regulamenta os trens-tipos é a NBR 7188:2013 (Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas).

Alguns conhecimentos importantes sobre trem-tipo:

CIV: coeficiente de impacto vertical;

CNF: coeficiente de número de faixas;

CIA: coeficiente de impacto adicional;

TB-450: trem tipo rodoviário brasileiro definido por veículo de 450 kN, com seis rodas P=75 kN (7,5 tf) e p distribuído igual a 5 kN /m².

TB-240: trem tipo rodoviário brasileiro para obras vicinais e particulares definido por veículo de 240 kN, com seis rodas P=40 kN (4 tf) e p distribuído igual a 4 kN /m².

As cargas de passeio são de 3 kN /m² e estruturas de garagem variam de 3 a 4 kN /m², devendo ser verificado a passagem de veículo isolado com peso total de 80 kN.

Existem trens-tipos especiais com cargas mais elevadas que interditam tráfego para sua passagem, devem trafegar no eixo da estrutura, não acima de 5 km/h.

TREM TIPO

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Trens Tipo – Carregamentos em Pontes e Viadutos #0048
CONTINUE LENDO
COMO FUNCIONA O CONCRETO PROTENDIDO? #0047
CONTINUE LENDO
LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO #0040
CONTINUE LENDO
DILATAÇÃO TÉRMICA EM PONTES E VIADUTOS # 0039
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.