ESTRUTURAS DE AÇO

ESTACAS METÁLICAS #0011

Há mais de 120 anos, em todo mundo, são utilizadas estacas de aço. Tudo começou quando um belo dia alguém decidiu usar trilhos desgastados como estacas cravadas.

Trabalhei com um projeto de um viaduto na cidade de Santos. Grandes camadas de solo não competente foram vencidas com estacas metálicas cravadas, que chegaram a ter 55 metros de cravação.

1 – Vantagens

– Inexistência de vibração

– Possibilidade de cravação em solos de difícil transposição

– Resistência a esforços elevados de tração

– Disponibilidade no mercado de grande número de bitolas

– Maior facilidade de manuseio e armazenamento

– Redução das perdas devido à inexistência de quebras

– Facilidade de emenda (através da solda nos topos) e corte;

– Podem ser reaproveitadas

– Provocam pequeno deslocamento do solo

2 – Desvantagens

– Alto custo quando comparada às estacas pré-moldadas, estacas Franki e estacas Strauss;
– Atacável por águas agressivas e solos corrosivos (pântanos, pontos alcalinos, solos contaminados);
– Para fabricação exige maquinário específico, a distância entre fabricação e destino pode acarretar custos altos;

3- Corrosão

Não há caso relatado na literatura internacional de falha estrutural causada pela corrosão de estacas de aço. Solos naturais são deficientes em oxigênio e por isto o aço não é apreciavelmente afetado pela corrosão (Gerdau).

A NBR 6122/96 prevê um desconto, devido à corrosão, de 1,5 mm da superfície do perfil em contato com o solo; mas há argumentos de que esta exigência seja superior a outras Normas e Códigos internacionais.

ESTACA METÁLICA

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 

 

 

 



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