ESTRUTURAS DE AÇO

LENDO E ENTENDENDO UMA TABELA DE PERFIS DE AÇOS ESTRUTURAIS #0009

Você entende as propriedades geométricas das tabelas de perfis, além das espessuras de mesa, alma, aba? Pode ser bastante útil saber todas as informações que constam nas tabelas.

SEÇÃO_TRANSVERSAL[1]

Ix ou Iy – A inércia I está relacionada com as tensões e deformações que aparecem por flexão em um elemento estrutural e, portanto, junto com as propriedades do material, determina a resistência de um elemento estrutural sob flexão. Perceba que a inércia em torno do eixo x-x de um perfil I é maior que o eixo y-y, e isso se deve a diferença de altura e quantidade de seção transversal mais afastadas do eixo. Por isso você não usa um perfil I trabalhando como viga “deitada”, mas sempre fletindo em torno de x-x por ter maior inércia;

Wx ou Wy – Módulo de Resistência elástico W é dado pela razão da inércia pela distância da extremidade da seção até o baricentro (I/y). Representa como determinado tipo de seção reage ao esforço, ou seja, a resistência da seção em relação ao esforço de flexão. A tensão atuante no perfil é a razão do Momento fletor pelo módulo de resistência W (Tensão=M/W ou M . y / I);

rx ou ry – Se concentrarmos uma área da seção transversal em uma faixa estreita, paralela ao eixo x, e com o mesmo momento de inércia Ix, a distância dessa faixa ao eixo x, é denominada “Raio de Giração”. Define-se raio de giração como sendo a raiz quadrada da relação entre o momento de inércia e a área da superfície.

Zx ou Zy – O módulo resistente plástico Z é uma função geométrica análoga ao módulo de resistência elástico W. Pode ser adotado como razão do momento de plastificação da seção Mpl e a tensão de escoamento fy (Z=Mpl/fy). É bastante útil para pré-dimensionamento.

 

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 

 

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



1 Comentário


  1. Fjord disse:

    Muito bem explicado, assunto de Figuras Planas, em Resistência dos Materiais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.