ESTRUTURAS DE AÇO

GALPÃO SIMPLES #0003

Galpôes simples são construções, geralmente de um pavimento, que tem por finalidade cobrir grandes áreas destinadas a diversos fins. Existem algumas concepções estruturais para galpões, a mais comum é composta de duas colunas e tesoura de duas águas formam o pórtico da estrutura.

b

Galpão simples de perfis laminados

Estes são os elementos de um galpão simples:

  • Terças: vigas longitudinais que transferem o carregamento do telhamento e sobrepressões devidas ao vento para os pórticos.
  • Contraventamentos: são feitos por barras associadas geralmente em forma de X dando estabilidade espacial ao conjunto e diminuindo os comprimentos de flambagem dos elementos.
  • Pórtico transversal: sistema portante principal formado pela associação rígida entre a treliça de cobertura (ou vigas de cobertura) e as duas colunas.

a.png

Elementos de um Galpão Simples

O pórtico mais simples possui vigas e colunas de mesma seção de perfil laminado e são adequados para pequenos e médios galpões. Nos pórticos de vãos médios e grandes é comum a adoção de diferentes seções de perfis laminados para vigas e colunas.

A inclinação do telhado sempre deve ser determinada considerando as especificações dos tipos de telhas. Em galpões simples as mais usadas são as de aço galvanizado que são as mais leves e vencem maiores vãos aumentando o espaçamento das terças. Sua desvantagem é sua alta transmissão de ruído e calor ao ambiente interno.

Deve ser feito um estudo sobre o comportamento dinâmico do vento pois os efeitos de carregamento do vento sobre a cobertura dependem diretamente da sua inclinação.

Além dessas considerações o item 11.6.1 da NBR 8800 (2008, p. 100) determina que “todas as coberturas e pisos de edifícios sujeitos ao recebimento de água de chuva, com inclinação inferior a 5 %, devem ser verificados para assegurar que a água não venha a se acumular em poças em decorrência dos deslocamentos da estrutura”.

A distância entre os pórticos deve ser analisada pois reflete na concepção da cobertura. Este espaçamento deve ser o bastante para admitir terças em perfil C laminadas ou dobradas a frio para pequenos e médios galpões.

c

Espaçamento médio entre pórticos

Além dos galpões de perfis laminados existem ainda galpões de perfis dobrados a frio, perfis soldados ou perfis treliçados.

galpao-trelicado

Galpão de colunas e tesouras treliçadas

 

p_galpoes-metalicos-mg-22.jpg

Galpão de colunas de concreto pré fabricado e tesouras metálicas treliçadas em arco

 

fullestruturas_galpao-metalico.jpg

Galpão de colunas e tesouras metálicas treliçadas com ponte rolante

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

Fonte:

INSTITUTO AÇO BRASIL / CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (Rio de Janeiro). Manual de Construção em Aço. 4. ed. Rio de Janeiro, 2010. 74 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8800:2008: Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios. 2ª ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. 609 p.

 

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



0 Comentários


ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.