ESTRUTURAS DE AÇO

PROPRIEDADES GERAIS DO AÇO #0001

O aço possui propriedades mecânicas únicas para uso estrutural.

A norma que regulamenta o aço estrutural, suas características mecânicas e de dimensionamento é a ABNT NBR 8800:2008 Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios.

No item 4.5.2.9 podemos encontrar suas características de material:

materiais

O aço é um material dúctil.  Isso quer dizer que ele pode ser submetido à grandes deformações antes da ruptura.

Os engenheiros escolhem materiais dúcteis para o projeto por que são capazes de absorver choque ou energia e, quando sobrecarregados, exibem, em geral, grande deformação antes de falhar.

Para entender o comportamento mecânico do aço é preciso lembrar das aulas de física do ensino médio, da lei de Hooke.

lei de hooke

σ = Tensão atuante na peça

E = Módulo de elasticidade

ε= Deformação

Quando uma barra de aço é submetida a um esforço axial de tração (N), ela fica sujeita a uma tensão (σ), que é a razão entre a força (N) e a área da seção transversal da peça.

O módulo de elasticidade (E) é uma constante de proporcionalidade entre a tensão (σ) e a deformação (ε), que torna esta área do gráfico linear.

De acordo com a magnitude do esforço (N) o comportamento mecânico da peça pode ser elástico (quando ainda se observa a lei de Hooke), ou plástico (quando a peça sai do regime elástico de Hooke passando para o patamar de escoamento).

lei de hooke

Região Elástica: Regime de Hooke. A peça se deforma devido o esforço aplicado todavia volta a seu estado inicial. O limite da tensão do regime elástico chama-se resistência ao escoamento do aço fy.

Região Plástica: O material escoa devido a tensão promovida pela carga. Essa deformação plástica é irreversível. Após o escoamento total a tensão (σ), volta a aumentar até o limite de ruptura, onde a peça finalmente rompe. O limite de tensão de ruptura chama-se resistência de ruptura fu.

Os principais tipos de aços estruturais e suas resistências são:

Daniel Ferraz

http://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

Fontes:

PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de Aço: Dimensionamento Prático de acordo com a NBR 8800:2008. 8. ed. Rio de Janeiro: Gen, 2015. 355 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8800:2008: Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios. 2ª ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. 609 p.

 

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios



2 Comentários


  1. Francisco Otaviano disse:

    Muito bem resumido.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar de concreto ou Pilar de aço? #0055
CONTINUE LENDO
Escadas Metálicas – Considerações para dimensionamento #0054
CONTINUE LENDO
ENRIJECEDORES EM POSTES METÁLICOS #0053
CONTINUE LENDO
VIGA DE CONCRETO ARMADO x VIGA MISTA #0052
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.